ENDOMETRIOSE

Endometriose é a presença das glândulas que deveriam estar dentro do útero (endométrio) em outros locais, como o ovário, o peritônio (camada que reveste os órgãos pélvicos), o intestino e a bexiga.


O diagnóstico é feito por exames de imagem específicos para a pesquisa de endometriose ou por videolaparoscopia, sendo o primeiro mais indicado.


Infelizmente, o tempo até o diagnóstico é longo. Mulheres com sintomas de endometriose demoram, em média, sete anos até ter seu resultado estabelecido, causando um grande tempo de sofrimento em que podem ocorrer dores (cólicas menstruais intensas) ou, até mesmo, a infertilidade sem que a causa seja estabelecida.


Seu tratamento pode se dar através de medicamentos ou cirurgia. O mais importante é a individualização das necessidades de cada mulher para decidir o melhor tratamento.


Cirurgias são importantes, mas o procedimento correto é fundamental para que o tratamento e controle da doença sejam alcançados. A decisão sempre é tomada levando em consideração os sintomas, a idade da mulher e os riscos envolvidos.


Nos casos em que a endometriose causa infertilidade (um dos principais fatores), muitas vezes, é necessário recorrer a algum tratamento de fertilização.

Dr. Carlos A. Petta

CRM 53 635

 

Especialista em saúde feminina e medicina reprodutiva.

Conheça mais sobre seu trabalho clicando aqui.

Fertilidade & Vida

Nossa missão é promover a vida. Tornar sonhos realidade. Buscamos a excelência em Reprodução Humana e tratamento da Endometriose.

Todos os direitos reservados © 2018. Criado por STUDIO LIEBE.