Espermograma 

O Espermograma é um exame muito importante, de simples coleta e execução, mas que apresenta respostas eficientes diante a dificuldade de engravidar. Ele consiste em avaliar em laboratório o líquido seminal, bem como o comportamento dos espermatozoides e identificar se há e qual é o problema de fertilidade apresentado pelo homem.

Para a coleta do sêmen é necessário que o homem esteja em abstinência sexual de 2 a 5 dias e, após a masturbação, seja colhido o sêmen em um recipiente estéril que será encaminhado ao laboratório. Vale ressaltar que diversos fatores externos, como o uso de álcool, drogas, medicamentos, estresse, entre outros, podem afetar diretamente a produção e a qualidade dos espermatozoides, portanto, é fundamental respeitar as orientações do laboratório para a realização do exame.

Nessa análise são avaliados critérios como concentração, motilidade e morfologia dos espermatozoides, bem como o volume, pH e vitalidade da amostra. A avaliação completa da prova permite ainda que encontremos os espermatozoides com maior potencial de fertilização, através do processamento seminal. A técnica, realizada em todos os nossos espermogramas, permite separar os espermatozoides com maior motilidade daqueles que não possuem uma motilidade boa. Através da adição de meio de cultura, o processamento seminal nos mostra o comportamento dos espermatozoides in vivo.

Dr. Carlos A. Petta

CRM 53 635

 

Especialista em saúde feminina e medicina reprodutiva.

Conheça mais sobre seu trabalho clicando aqui.

Fertilidade & Vida

Nossa missão é promover a vida. Tornar sonhos realidade. Buscamos a excelência em Reprodução Humana e tratamento da Endometriose.

Todos os direitos reservados © 2018. Criado por STUDIO LIEBE.