TIRE SUAS DÚVIDAS

Importante

Destinamos este espaço para esclarecer algumas das dúvidas mais frequentes de nossos pacientes. Mas lembre-se: para o diagnóstico correto de cada caso, a avaliação de um profissional é importantíssima.

Entre em contato conosco, seja para sanar dúvidas específicas ou para agendar sua consulta.

Estou tentando engravidar, mas não consigo. O que pode estar acontecendo?

Vários motivos podem levar à infertilidade. Em 40% das vezes, a causa é encontrada apenas nas mulheres: endometriose, problemas hormonais e de ovulação, alterações nas trompas (tubas uterinas) e idade são alguns exemplos possíveis.

No restante dos casos, o problema está nos espermatozoides ou, até mesmo, é encontrado tanto no homem quanto na mulher.

Cada um destes fatores é analisado por exames específicos, para que seja determinada a causa e os melhores tratamentos, que podem ser simples, como à base de comprimidos ou mais complexos, com cirurgias ou fertilizações in vitro.

Fertilidade & Vida

Nossa missão é promover a vida. Tornar sonhos realidade. Buscamos a excelência em Reprodução Humana e tratamento da Endometriose.

O que é o exame chamado histerossalpingografia?

É um exame radiográfico que utiliza contraste para avaliar as trompas uterinas anatomicamente e é extremamente importante no diagnóstico da infertilidade.

O que é ovário policístico?

A síndrome do ovário policístico é um distúrbio que interfere no processo normal da ovulação, em virtude do desequilíbrio hormonal e que pode dificultar a gravidez.

Tive doença de Hodgkin (doença oncológica) duas vezes. Fiz quimioterapia e radioterapia e hoje tenho menopausa precoce. É possível reverter minha situação e conseguir engravidar?

Existem exames hormonais e de imagem que nos auxiliam no diagnóstico da falência ovariana precoce. O ideal é marcar uma consulta com um médico especialista em medicina reprodutiva para iniciar uma investigação o mais rápido possível.

Tenho endometriose e gostaria de saber por quanto tempo posso tentar engravidar por vias naturais.

Existem fatores tais como idade, reserva ovariana e grau de acometimento da endometriose que são fundamentais para decidir qual tipo de tratamento é favorável. A endometriose é uma das principais causas de dificuldade para engravidar, mas o ideal é consultar-se com um médico especialista em medicina reprodutiva para avaliação.

É mais fácil ter uma gravidez gemelar depois dos 37 anos?

Na fertilização in vitro, a gemelaridade depende da quantidade de embriões transferidos ao útero materno. Por isso, é importante avaliar a qualidade dos embriões e decidir juntamente com seu médico a quantidade de embriões que devem ser transferidos

É possível engravidar, seja in vitro ou por meio convencional, após a retirada das trompas por um problema de endometriose?

A salpingectomia, cirurgia para retirada das trompas, impossibilita a mulher gestar de maneira convencional. Nesses casos, é indicado utilizar-se de técnicas de reprodução assistida.

Qual a chance de engravidar utilizando apenas um embrião na fertilização in vitro?

É difícil dizer exatamente a taxa de gravidez ao transferir somente um embrião, pois o sucesso do tratamento depende, dentre muitos fatores, da idade da mulher, da qualidade dos óvulos e espermatozoides, dos embriões formados e do dia de desenvolvimento no qual o embrião será transferido.

Qual é o dia mais fértil da mulher?

É necessário saber o padrão menstrual da mulher, ou seja, a duração de seu ciclo. Sabe-se que o período fértil é aquele que se situa em torno do momento da ovulação, por isso, em linhas gerais, a ovulação ocorre de 12 a 16 dias antes da menstruação em um ciclo menstrual que, em média, tem duração de 25 a 35 dias.

É possível engravidar tendo cisto dermoide?

Sim, é possível.

Todos os direitos reservados © 2018. Criado por STUDIO LIEBE.