Aspiração dos Epidídimos para Obtenção de Espermatozoides (PESA)

Os epidídimos são estruturas do aparelho reprodutor masculino que armazenam os espermatozoides produzidos nos testículos para que terminem sua maturação, garantindo mobilidade. O canal deferente é ligado aos epidídimos e é responsável por levar os espermatozoides para fora do corpo do homem.

 

Quando o homem apresenta ausência de espermatozoides no ejaculado devido à obstrução do canal deferente, que pode ser congênita ou adquirida – como no caso de homens vasectomizados – a obtenção dos espermatozoides deve ser realizada por meio da aspiração diretamente nos epidídimos.

 

PESA é um procedimento simples e geralmente realizado sob suave sedação, para que seja possível a punção dos epidídimos para aspirar os espermatozoides.

 

Os espermatozoides coletados são selecionados e empregados na fertilização in vitro, utilizando a técnica de ICSI – Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides – a fim de que se obtenha o embrião.

Dr. Carlos A. Petta

CRM 53 635

 

Especialista em saúde feminina e medicina reprodutiva.

Conheça mais sobre seu trabalho clicando aqui.

Fertilidade & Vida

Nossa missão é promover a vida. Tornar sonhos realidade. Buscamos a excelência em Reprodução Humana e tratamento da Endometriose.

Aspiração dos Testículos para Obtenção de Espermatozoides (TESA)

Os espermatozoides são produzidos pelos testículos, estruturas presentes no saco escrotal do homem, há alguns casos de infertilidade em que a ausência de espermatozoides no sêmen é causada pela deficiência em sua produção.

Uma maneira de obter os espermatozoides é realizar a Coleta de Espermatozoides Diretamente nos Testículos (TESA). Esse procedimento ocorre sob sedação e tem o material obtido processado em laboratório, para que os melhores espermatozoides sejam selecionados e seja possível a Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (ICSI).

Todos os direitos reservados © 2018. Criado por STUDIO LIEBE.